domingo, 28 de outubro de 2012

Onde e quando inventaram o sorvete?

Pesquisas mostram que ele foi inventado há cerca de 3 mil anos pelos chineses. A sobremesa era feita com neve, suco de fruta e mel.

Sua expansão aponta o líder Alexandre, o Grande como o introdutor do sorvete na Europa. SUa mistura era com salada de frutas embebida em mel e resfriada em potes de barro guardados na neve.

E foi em 1292 que o sorvete começou a tomar a forma que conhecemos, quando o famoso viajante italiano Marcopolo voltou ao seu País de uma viagem à China com novidades como o arroz, o macarrão e o sorvete feito com leite!

Sorvetes de diversos saboresUm sorvete ou gelado é uma sobremesa gelada feita tipicamente de derivados de leite e sabores vários, como frutas, chocolate, caramelo e outros adoçantes. A mistura é arrefecida enquanto agitada para evitar a formação de cristais de gelo.

O termo gelado (ou sorvete) inclui, de uma forma geral, todas as formas de sobremesas geladas. No entanto, a especialidade e os governos dos países distinguem vários tipos de gelado, com formas peculiares de fabricação e e quantidades variáveis de ingredientes: o sorbet, de origem turca (Sherbat), e o gelato, de origem italiana são alguns exemplos.

Os gelados comercializados têm uma composição típica:

10-16% de leite gordo (a pasteurização é opcional, nalguns casos);
9-12% de soro de leite, que contém proteínas (como a caseína) e hidratos de carbono;
12-16% de adocicantes: tipicamente uma combinação de sacarose e/ou adocicantes baseados em glucose;
0,2-0,5% de estabilizadores e emulsificantes;
55-64% de água provinda dos sólidos do leite e outros ingredientes.
Estes ingredientes formam apenas a parte sólida do gelado, que é apenas uma porção do volume final do gelado. Na verdade, o volume e característica cremosa deve-se ao ar introduzido durante a mistura (agitação) dos ingredientes.
Imagens:

Nenhum comentário:

Postar um comentário