domingo, 28 de outubro de 2012

Corpo humano

A palavra corpo é uma das mais ricas da língua portuguesa. O corpo sempre foi objeto de curiosidade por ser uma engrenagem misteriosa. Esse fato levou com que cada área do conhecimento humano apresentasse possíveis definições para o corpo como seu objeto de estudo.A Anatomia humana estuda grandes estruturas e sistemas do corpo humano. A fisiologia é o ramo da biologia que estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas do corpo humano.No âmbito anatômico e científico, o corpo é substância física ou estrutura, de cada homem ou animal. Para a Biologia é um organismo vivo, composto de pequenas unidades denominadas células e para a Química, é uma porção de matéria. Para a Astronomia, qualquer objeto natural perceptível no céu: Reducionistas pensam que o corpo humano é uma máquina biológica complexa, cujo funcionamento e constituição, é quase inteiramente idêntico ao funcionamento e constituição dos corpos de outras espécies de animais, particularmente aquelas que estão evolucionariamente mais próximas do Homem.
(FONTE : http://pt.wikipedia.org/wiki/Corpo_humano) - obs : nem td  foi retirado da ``fonte´´...
Imagens:

Onde e quando inventaram o sorvete?

Pesquisas mostram que ele foi inventado há cerca de 3 mil anos pelos chineses. A sobremesa era feita com neve, suco de fruta e mel.

Sua expansão aponta o líder Alexandre, o Grande como o introdutor do sorvete na Europa. SUa mistura era com salada de frutas embebida em mel e resfriada em potes de barro guardados na neve.

E foi em 1292 que o sorvete começou a tomar a forma que conhecemos, quando o famoso viajante italiano Marcopolo voltou ao seu País de uma viagem à China com novidades como o arroz, o macarrão e o sorvete feito com leite!

Sorvetes de diversos saboresUm sorvete ou gelado é uma sobremesa gelada feita tipicamente de derivados de leite e sabores vários, como frutas, chocolate, caramelo e outros adoçantes. A mistura é arrefecida enquanto agitada para evitar a formação de cristais de gelo.

O termo gelado (ou sorvete) inclui, de uma forma geral, todas as formas de sobremesas geladas. No entanto, a especialidade e os governos dos países distinguem vários tipos de gelado, com formas peculiares de fabricação e e quantidades variáveis de ingredientes: o sorbet, de origem turca (Sherbat), e o gelato, de origem italiana são alguns exemplos.

Os gelados comercializados têm uma composição típica:

10-16% de leite gordo (a pasteurização é opcional, nalguns casos);
9-12% de soro de leite, que contém proteínas (como a caseína) e hidratos de carbono;
12-16% de adocicantes: tipicamente uma combinação de sacarose e/ou adocicantes baseados em glucose;
0,2-0,5% de estabilizadores e emulsificantes;
55-64% de água provinda dos sólidos do leite e outros ingredientes.
Estes ingredientes formam apenas a parte sólida do gelado, que é apenas uma porção do volume final do gelado. Na verdade, o volume e característica cremosa deve-se ao ar introduzido durante a mistura (agitação) dos ingredientes.
Imagens:

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Montanha

As montanhas são formações  geográficas originadas  do
choque (encontro) entre placas tectônicas . Quando  ocorre este choque
na crosta terrestre ,o solo  das regiões  que sofrem o impacto  acabam se
conhecidas  como montanhas  de  dobramentos .Grande  parte  desde tipo
de montanhas  formaram-se  na era  geológica  do terciário.Existem
também,embora menos comum , as montanhas  formadas por vulcões.
Imagens :

Planalto

 Os planaltos também conhecidos como platôs , são áreas de altitudes  variadas  e limitadas , em um  de seus lados  , por  superfície  rebaixada . Os planaltos  são originários  das erosões  provocadas  por água  ou vento . Os cumes  dos planaltos  são ligeiramente  nivelados .
Exemplo :  Planalto central no Brasil , localizado  em território  dos estados
de Goiás ,Tocantins , Minas gerais ,Mato grosso e mato grosso do sul .

Imagens :

Placas Tectônicas ?

Placas tectônica -> Zonas  convergências
A terra tem sete  placas  menores   de dimenções . Seguindo  a teoria  da tectônica são  criadas nas  zonas  de subdução . É nas  frandes  maioria  dos terremotos e  erupções  vulcânicas .
são reconhecidas  52 placas  tectônicas , 14 principais e 38 menores
  • Convergência crosta oceânica-crosta continental
  • Quando isso acontece, normalmente formam-se fossas abissais.Um exemplo é a fossa Peru-Chile, onde a placa de Nazca mergulha sob a placa Sul-americana. A zona de convergência entre uma placa oceânica e uma placa continental é chamada de margem continental ativa. Isto acontece porque a crosta oceânica é mais densa que a crosta continental, deste modo imerge.
    • Convergência crosta oceânica-crosta oceânica
    Nesses casos, formam-se arcos vulcânicos, como nas ilhas Marianas (placa do Pacífico e placa das Filipinas)
    • Convergência crosta continental-crosta continental
    Nestes casos é muito difícil que uma placa mergulhe sobre a outra por causa da densidade de alguns elementos. Às vezes uma placa sobrepõe-se sobre a outra, num movimento de obducção. Pode ocorrer também a colisão entre as placas e a formação de cadeias de montanhas. O exemplo mais conhecido é o choque da placa Euro-Asiática com a indiana, que deu origem à cadeia dos Himalaias.
    Placas principais

    Oque é vulcão ?

    Estrutura geológica criada quando o magma  , gases e partículas quentes (como cinzas
    vulcânicas) ``escapam´´ para a surperfície da terra .

    Estrutura do vulcão :

    -Câmara magmática ->um local onde  se armazena  o magmá .

    - Chaminé vulcânica -> É  uma condutora cilindrica que leva o material  magmá  tico que está
    na câmara  vulcânica  até à cratera .

    Imagens :


    quinta-feira, 25 de outubro de 2012

    Terremoto

    Terremoto ou abalo sísmico é um movimento brusco e repentino do terreno resultante de um falhamento. Portanto, a ruptura de uma rocha é o mecanismo pelo qual o terremoto é produzido. Essa ruptura causa a liberação de uma grande quantidade de energia, a qual gera ondas elásticas que se propagam pela Terra em todas as direções.

    As rochas comportam-se como corpos elásticos e podem acumular deformações quando submetidas a esforços de compressão ou de tração. Quando esse esforço excede o limite de resistência da rocha esta se rompe ao longo de um plano, novo ou pré-existente de fratura, chamado falha.

    Normalmente não é o deslocamento na fratura que causa maior estrago, mas sim as vibrações (ondas elásticas) que se propagam a partir da fratura. Na maior parte das vezes a fratura nem atinge a superfície, mas as vibrações podem ser fortes o suficiente para causar danos consideráveis.

    As forças tectônicas que causam os sismos são devidas aos processos dinâmicos que ocorrem no interior da Terra, principalmente os lentos movimentos de convecção no manto, responsáveis pela deriva dos continentes.

    Tsunami

    O termo "tsunami" provém do japonês, significa "porto" (tsu, 津) e "onda" (nami, 波).[4]
    Tsunamis são muitas vezes referidos como ondas de maré. Nos últimos anos, este termo caiu em desuso, especialmente na comunidade científica, porque tsunami realmente nada têm a ver com as marés. O termo outrora popular deriva de sua aparência mais comum, que é a de um macaréu extraordinariamente alto. Tsunamis e marés produzem ondas de água que se movem em terra, mas no caso do tsunami o movimento da água em terra é muito maior e dura por um longo período, dando a impressão de uma maré extremamente alta.Um tsunami (em japonês: 津波, lit. "onda de porto") ou maremoto (do latim: mare, mar + motus, movimento) é uma série de ondas de água causada pelo deslocamento de um grande volume de um corpo de água, como um oceano ou um grande lago. Tsunamis são uma ocorrência frequente no Oceano Pacífico; aproximadamente 195 eventos desse tipo foram registrados.[1] Devido aos imensos volumes de água e energia envolvidos, tsunamis podem devastar regiões costeiras.
    Algumas condições meteorológicas, tais como depressões profundas que provocam ciclones tropicais, pode gerar uma tempestade, chamada meteotsunami, o que pode elevar as marés a vários metros acima do nível normal. O deslocamento vem da baixa pressão atmosférica no centro da depressão. Essas tempestades atingem a costa, o que pode assemelhar-se (embora não o são) a tsunamis, inundando vastas áreas de terra. Uma onda desse tipo inundou a Birmânia (Myanmar), em maio de 2008.
    Ficheiro:Propagation du tsunami en profondeur variable.gif

    Poluição sonora

    A poluição sonora refere-se ao efeito danoso provocado por sons em determinado volume que supera os níveis considerados normais para os seres humanos. Pode-se, contudo, assumir outros parâmetros de análise para esse tipo de poluição, tomando como base o impacto dos ruídos dos motores de embarcações na comunicação de cetáceos, o estouro de rojões para animais como bovinos, cães e gatos ou mesmo a interferência de ruídos urbanos da comunicação das aves.[1] Diferentemente de outros tipos de poluição, a poluição sonora não deixa resíduo, possui um menor raio de ação, não é transportada através de fontes naturais e é percebida somente por um sentido: a audição. O som é definido como a compressão mecânica ou onda mecânica que se propaga de forma circuncêntrica em meios que tenham massa e elasticidade sejam eles sólidos, líquidos ou gasosos. Sons de qualquer natureza podem se tornar prejudiciais à saúde ou mesmo insuportáveis quando emitidos em grande volume e, nesses casos, diz-se que determinado som possui nível elevado de pressão sonora, ou elevada intensidade. O termo ruído, por sua vez, pode ser utilizado em vários contextos. É algo inoportuno, indesejável, que pode prejudicar a percepção de um sinal ou gerar desconforto. Trata-se de um atributo qualitativo, não quantitativo. Quantitativamente mede-se, no caso de um determinado som, o seu nível de pressão sonora.
  • o ruído de uma sala de estar chega a 40dB;
  • um grupo de amigos conversando em tom normal chega a 55dB;
  • o ruído de um escritório chega a quase 64dB;
  • um caminhão pesado em circulação chega a 74dB;
  • em creches foram encontrados níveis de ruído superiores a 75dB;
  • o tráfego de uma avenida de grande movimento pode chegar aos 85dB;
  • trios eléctricos num carnaval fora de época tem em média de 110 dB;
  • o tráfego de uma avenida com grande movimento em obras com britadeiras até 120dB;
  • bombas recreativas podem proporcionar até 140dB;
  • discoteca a intensidade sonora chega até 130dB.[carece de fontes?]
  • um estádio cheio de vuvuzelas pode chegar até 140dB